FullBanner Desktop
FullBanner Mobile

SOBRE A EUCATEX

Socioambiental

Com o objetivo de ser mais próxima do meio onde está instalada, a Eucatex desenvolve diversas ações para disseminar conceitos sobre a preservação do meio ambiente e a importância do manejo responsável das florestas plantadas, além de promover o crescimento e integração social nas comunidades e regiões onde a Eucatex está inserida. Confira os projetos sociais desenvolvidos pela Eucatex:

Programa de Educação Ambiental (PEA)

A Eucatex desenvolve seu Programa de Educação Ambiental desde 1999 e já foram recebidos mais de 27 mil visitantes. As atividades do programa são desenvolvidas em Salto e Bofete no Estado de São Paulo.

O programa ocorre em parceria com as prefeituras, atendendo principalmente alunos das escolas das redes públicas de ensino. Eventualmente, o programa recebe alunos de cursos técnicos e universidades, colaboradores e grupos organizados com finalidades conservacionistas, tais como escoteiros e ONGs.

A Empresa visa disseminar informações sobre a preservação do meio ambiente promovendo a conscientização e a importância das ações diárias dos participantes em sua realidade local, além de buscar o crescimento e integração social nas comunidades e regiões onde está inserida.

As atividades consistem em propor um contato com a natureza, por meio de uma experiência sensorial, em que o visitante tem a oportunidade de se desligar de aparatos tecnológicos, para uma imersão com a paisagem e com os sons da natureza.

Em Bofete, na Casa da Natureza, as pessoas são recebidas com atividades lúdicas e educativas. Esse ambiente foi preparado para proporcionar ao visitante uma visão geral dos ecossistemas da região, sua localização geográfica, fauna e flora que os compõem, informações sobre a importância do eucalipto como matéria-prima de diversos produtos de base florestal e sobre a contribuição na geração de emprego e renda para as comunidades vizinhas. O visitante também tem a oportunidade de conhecer o Viveiro de Produção de Mudas da Eucatex.

Estão incluídas ainda atividades em trilhas interpretativas – que passam por trechos de florestas plantadas, onde é apresentado o sistema de manejo florestal adotado pela Empresa – e em trechos de reservas naturais ricas em mananciais de água e biodiversidade.

Em Salto, os participantes são recebidos no Parque de Lavras para atividades lúdicas e educativas, percorrem a Trilha Ecológica do parque, onde são abordados temas como arborização urbana e seus benefícios para a sociedade. Outro ponto frisado é sobre o Rio Tietê, onde é abordado seu valor histórico e a importância de sua recuperação e preservação.

Treinamento para Comunidades

Treinamento em Saúde e Segurança com comunidades rurais.

Moradores de comunidades rurais situadas próximos das Unidades de Manejo recebem curso de treinamento sobre Saúde e Segurança, Combate a Incêndios e Primeiros Socorros, realizado pela Eucatex.

A Eucatex tem o compromisso em promover o crescimento social, mantendo o foco na sustentabilidade, por meio da integração social entre empresa e comunidade.

O objetivo do curso, além de oferecer treinamento em áreas de extrema importância para quem reside em locais afastados da zona urbana, é também o de assegurar capacitação profissional visando à melhoria das condições locais e à abertura de oportunidades de emprego, inclusive na própria Eucatex.

São abordados temas específicos para moradores da zona rural, como prevenção de acidentes domésticos, atendimento a emergências, animais peçonhentos, dengue e febre amarela, bem como combate a incêndios.

Relacionamento com a comunidade

As comunidades do entorno das fazendas da Eucatex recebem a visita de especialistas da Empresa, com objetivo de dialogar sobre possíveis impactos das operações florestais e realizar diagnósticos socioeconômicos, com objetivo de planejar ações para contribuir para a qualidade de vida e bem estar local.